Continuamos ainda na década de 40, mais precisamente em Setembro de 1949, com o nº 73 da revista de cultura e arte "Vértice". Mais um interessante artigo de Fernando Lopes Graça desta vez em resposta a questões colocadas por um "correspondente interessado", o artigo intitula-se mesmo "Resposta a uma carta sobre questões musicais".
As diversas questões colocadas são quase todas sobre a figura de Richard Wagner, mas também sobre o bailado e a música descritiva e programática.
"Sobre a «arte de conjunto» de Wagner", "Sobre o «drama lírico»", "Qual a função dos «leitmotiven»?", "Qual a influência de Wagner na ópera moderna?", são algumas das questões colocadas num artigo a merecer uma leitura atenta.
De Richard Wagner (1813-1883), compositor e maestro alemão, destacam-se as suas óperas, entre as quais a escolha de hoje "Die Walküre". "Die Walküre" ("A Valquíria") faz parte da tetralogia de óperas "Der Ring des Nibelungen" ("O Anel do Nibelungo") baseadas na mitologia germânica, as quatro óperas são:"Das Rheingold" ("O Ouro do Reno"), "Die Walküre" ("A Valquíria"), "Siegfried" e "Götterdämmerung" ("Crepúsculo dos Deuses").
Segue "Walkürenritt" ("A Cavalgada das Valquírias"), talvez a composição mais conhecida de Wagner, aqui na versão de 1967 da Berliner Philharmoniker dirigida por Herbert Von Karajan: é a faixa de abertura do 4º CD da caixa "Die Walküre" 457 785-2 da Deutsche Grammophon.
Richard Wagner - Walkürenritt (A Cavalgada das Valquírias)
Sem comentários:
Enviar um comentário