quinta-feira, 11 de maio de 2017

Conjunto Académico Orfeu - Good Bye

A música Pop-Rock (primeiramente, o Twist e o Ié-Ié) nos anos 60 teve na região do Porto os seus dignos representantes, muitos deixaram mesmo em gravação o seu testemunho para o futuro, eis alguns:
- Blusões Negros
- Cinco Bambinos
- Conjunto Académico Orfeu
- Conjunto Sousa Pinto
- Os Espaciais
- Morgans
- Pop Five Music Incorporated
- Tártaros
- Titãs

 Do Conjunto Académico Orfeu já aqui fiz eco com a sua versão de “Nivram”, o popular tema dos The Shadows, gravado no 1º EP em 1966.
Em 1967 gravaram o 2º e último EP com 4 faixas originais cantadas em inglês.






Mário Ferreira (órgão farfisa) diria à revista “Rádio e Televisão” em Fevereiro de 1968:
“Este disco foi preparado um tanto precipitadamente e, acima de tudo, é comercial.”

“Limitámo-nos a seguir os outros: criámos quatro melodias de música moderna copiadas do estilo inglês. E, porque isso não nos satisfaz, ainda que o sistema seja usado por outros conjuntos até de muita responsabilidade entre nós, como o Quinteto Académico e os Sheiks, não vamos ficar parados ou a preparar composições idênticas para as próximas gravações.”

E mais à frente , no mesmo artigo intitulado “conjunto académico «Orfeu»: «é preciso nacionalizar a música moderna»”:
“Já fomos informados de que gravaremos todos os próximos discos para a Belter, em Barcelona. Às dificuldades da nossa língua, como toda a gente tem dito e nós concordamos, parecem contrariar a adaptação à música iê-iê ou «pop», como lhe queiram chamar, o que estamos a importar de Inglaterra. No entanto, tal como fazem os próprios ingleses e, já os brasileiros, estamos a tentar adaptar algumas palavras, «abafando» sílabas, de forma a que se possa conceber esse enquadramento da nossa letra com a música, valorizando o conjunto das duas sem prejudicar o entendimento do tema. Isto levanta-nos muitas dificuldades, mas estamos a tentar, correndo mesmo o risco de não termos aceitação. Além disso, não podemos deixar de fugir aos temas de amor, tão estafados e sem interesse nas nossas letras. Há algo mais a comunicar ao público.” 

As gravações em Barcelona nunca chegaram a acontecer, o serviço militar e a guerra colonial poriam fim ao conjunto em 1969.
Ficamos assim com a 1ª música do 2ª e último EP do Conjunto Académico Orfeu, “Good Bye”.




Conjunto Académico Orfeu - Good Bye

Sem comentários:

Enviar um comentário