quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Marianne Faithfull - Flaming September

   Os Meses do Ano em Canção


Não muito distante, no tempo, do Regresso ao Passado de ontem, recorde-se Fiona Apple com "Pale September" (1996), encontra-se Marianne Faithfull com "Flaming September" editado no ano anterior e incluído no álbum "A Secret Life".

A Marianne Faithfull de "As Tears Go By" (1965) já estava muito distante e a sua voz também já não tinha nada a ver, era frágil e melodiosa nos anos 60 e tornou-se áspera e grave logo nos anos 70, quer por problemas de saúde na garganta quer pelo consumo excessivo de drogas. O que é certo é que mesmo assim as suas melhores gravações datam do final dos anos 70 e década de 80 onde destaco os álbuns "Broken English" (1979) e "Strange Weather" (1987). Entre cinema, TV e a música, mais ou menos bem recebida, se tem desenvolvido a sua carreira, recentemente esteve hospitalizada com COVID-19 e já este ano foi editado o seu último trabalho, "She Walks in Beauty", em colaboração entre outros com Warren Ellis, Brian Eno, e Nick Cave, onde declama poesia de autores ingleses do século XIX.


https://www.discogs.com/


Para "A Secret Life" Marianne Faithfull teve a colaboração de Angelo Badalamenti cuja sonoridade etérea e algo misteriosa nem sempre resulta bem neste disco. A excepção vai para "Flaming September" onde a combinação entre os dois melhor resulta.



Marianne Faithfull - Flaming September

Sem comentários:

Enviar um comentário