terça-feira, 21 de setembro de 2021

Fotheringay - The Pond and the Stream

   a memória do elefante


Se eu gostava de "Songs of Love and Hate" de Leonard Cohen, que dizer de "Fotheringay" do grupo homónimo formado pela Sandy Denny após a sua saída dos Fairport Convention? Simplesmente adorava-o!  Um disco a todos os títulos notável!

José Sottomayor assinava o texto que sobre este álbum vinha publicado, em Maio de 1971, no jornal "a memória do elefante", no seu 2º número e sobre considerava ser "... uma gravação pouco vendável, embora audível, e com o melhor agrado, por um número restrito de pessoas."




A dúvida de José Sottomayor "... se ao ouvir «FOTHERINGAY» se procura Sandy Denny, ou ainda, se ela mesma utiliza um cenário chamado «FOTHERINGAY»..." vai de encontro ao dilema da própria Sandy Denny: "any band she was in was always going to be perceived as her project, and she was torn between wanting to be (or feeling she could be) a solo artist and craving the anonymity of just being part of a group." pode-se ler na biografia de Sandy Denny,"I've Always Kept a Unicorn" de Mick Houghton publicada em 2015.

Seja como for "Fotheringay" é um grande álbum de um conjunto de músicos excelentes: Trevor Lucas, Jerry Donahue, Gerry Conway e Pat Donalson para além da própria Sandy Denny que compôs 5 das 9 composições do disco original. "The Pond and the Stream" era uma delas.





Fotheringay - The Pond and the Stream

3 comentários:

  1. Depois de Leonard Cohen, Sandy Denny e de novo a Memória? Caro Armindo, numa série de ouro, este post é esmeralda. Acerta em cheio no mais arreigado dos gostos que tenho, Sandy Denny nas múltiplas formações em que cantou, a voz mais linda de sempre na música não erudita. Não posso estar mais grato, por isso e por tão bem divulgar o 'meu' jornal predilecto.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, deixo aqui o link do meu artigo sobre a Memória do Elefante:

    https://olivrodaareia.blogspot.com/2011/05/memoria-do-elefante-revisitar-os-meus.html

    ResponderEliminar
  3. É bom encontrar quem partilhe dos mesmos gostos musicais que eu. Sandy Denny, uma cantora tão pouco divulgada a merecer a melhor atenção. É a minha cantora preferida de sempre na música popular.

    ResponderEliminar