sábado, 11 de setembro de 2021

Leonard Cohen - You Know Who I Am

 a memória do elefante

A revista do Expresso de 3 de Setembro de 2021 trazia na capa uma imagem com as figuras de José Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco e tinha como título "A Revolução da Música Portuguesa Foi Há Cinquenta Anos" e claro fez-me recuar a esse ano extraordinário que foi 1971. E lembrei-me que, cingindo-me exclusivamente ao panorama nacional, a revolução operada naquele ano por aqueles três cantautores também se tinha feito sentir na imprensa escrita de crítica musical.

Ela já tinha começado em finais de 1969 com o aparecimento da revista "mundo da canção", mas 1971 viu surgir dois novos jornais totalmente dedicados ao fenómeno musical em geral e da música popular em particular, eram eles "DISCO MÚSICA & MODA", publicação quinzenal iniciada em Fevereiro daquele ano, e que tenho vindo regularmente a recuperar (neste momento já se encontram neste meu blogue os primeiros 7 números) e o jornal "a memória do elefante" ao qual já fiz algumas referência mas que agora me proponho fazer com maior assiduidade.

Em 1971 tinha 14 anos e lembro-me bem do impacto que estes jornais tiveram nas minhas preferências musicais. No que diz respeito a "a memória do elefante" lembro-me da estranheza dos textos, alguns dos quais não entendia (mesmo agora, terei ainda algumas dificuldades...), mas também das propostas que divulgava, do Jazz à música erudita, abrindo assim horizontes que não ficavam confinados ao Pop-Rock mais comercial dominante da rádio.

Era na "Casa Reis", em Ovar, que comprava "a memória do elefante" e ou lá não chegaram todos os nºs ou eram tão poucos que esgotavam rapidamente, o que é certo é que não tenho, infelizmente, todos os 14 nºs que foram editados entre 1971 e 1974. 

Em Fevereiro de 1971 é publicado um nº experimental e o nº 1 surge em Abril do mesmo ano com o custo de 3$00 e considerava-se um jornal de "Música popular, jazz, clássica e rádio". Não possuindo estes dois nºs eis as respectivas capas que fui encontrar no sítio https://ephemerajpp.com/ (Ephemera - Biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira).



https://ephemerajpp.com/


Prosseguindo as minhas buscas encontrei o blogue de Mário Gonçalves, "O Livro de Areia" - https://olivrodaareia.blogspot.com/, onde consta um texto por ele escrito, para o nº 1 de "a memória do elefante", sobre Leonard Cohen e onde pelos visto não se revê no tipo de linguagem utilizado aos 20 anos. De qualquer forma aqui fica e que serve de pretexto para voltar a Leonard Cohen.


https://olivrodaareia.blogspot.com/


Quando o texto foi publicado, Leonard Cohen ainda só tinha dois LP editados, ou melhor o terceiro ainda cá não tinha chegado e numa coisa Mário Gonçalves tinha razão: "escutar Leonard Cohen é um constante deleite, um constante descobrir de uma obra que, fundamentada em apenas dois álbuns, promete vir a ser das mais importantes da música do nosso tempo."

Aqui fica mais uma bela canção de Leonard Cohen, "You Know Who I Am", pertencia a "Songs From a Room" de 1969.



Leonard Cohen - You Know Who I Am

Sem comentários:

Enviar um comentário