segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Van Morrison - No More Lockdown

 Algumas memórias de 2020


Uns melhores outros nem por isso lá se vão tendo notícias discográficas de alguns artistas cujas carreiras se tornaram de alguma forma notadas ainda nos idos anos 60 do século passado, ou seja há mais de 50 anos.

E hoje começo por Van Morrison que tantas horas de prazer me tem proporcionado ao longo de tantos e tantos anos. Felizmente ainda no activo este artista da Irlanda do Norte, que tive oportunidade de ver por duas vezes, em 1993 no Porto e em 2018 em Cascais, tem-se revelado particularmente produtivo nos últimos anos sem no entanto alcançar a genialidade dos anos 60 e 70.

A pandemia de 2020 veio estragar tudo, depois do promissor "Three Chords & the Truth" de 2019, esperava-se que continuasse pelo menos no mesmo registo ou seja com níveis qualitativos idênticos, no entanto tal não aconteceu. Van Morrison escreveu 4 canções de protesto, a saber: "Born To Be Free", "As I Walked Out", "No More Lockdown" e "Stand and Deliver", esta último com interpretação de Eric Clapton, e em nenhuma se saiu bem. Uma coisa é combater o fascismo e a limitação à liberdade, outra coisa é combater uma pandemia e Van Morrison, infelizmente, parece que confundiu as duas coisas.




Tome-se, por exemplo, "No More Lockdown", quer lírica quer musicalmente revela-se uma verdadeira decepção. Van Morrison é assim a desilusão de 2020. Para compensar vou ver o Blu-Ray "In Concert" (2018) e acreditar que vai voltar a melhores dias.



Van Morrison - No More Lockdown

Sem comentários:

Enviar um comentário