1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso
"1973 é o ano em que duas bandas produzem as suas últimas grandes obras da década", afirmava Miguel Esteves Cardoso. A primeira foi o objecto de anteontem, Pink Floyd com o seu "Dark Side Of The Moon", a segunda nada mais que os Genesis com o álbum "Selling England By The Pound". Segundo Miguel Esteves Cardoso "... os Genesis lançam o seu melhor trabalho - enlevado, consciente duma realidade social que reflecte e/ou deturpa inspiradoramente (como em "Cinema Show") e recheado de passagens instrumentais altivamente belas, esbanjando trechos melódicos como se tivesse um armário cheio (Firth of Forth"). Atribui-lhe, naturalmente cinco estrelas.
Edição portuguesa de 1973 com a ref: 631305 |
Tenho de dizer que andava de tal maneira absorvido a ouvir "Foxtrot" (1972) e depois "Nursery Crime" (1971) que não dei a devida atenção a este "Selling England By The Pound", talvez por a faixa que mais passou na rádio ter sido "I Know What I Like" que se aproximava de um Pop mais comercial me tenha influenciado negativamente, opinião que alterei radicalmente quando anos mais tarde adquiri o LP.
Hoje rivaliza ao lado de "Foxtrot" e é sem margem para dúvidas um dos melhores discos que o Rock Progressivo conheceu. O nome do álbum é tirado da letra do tema que abre este disco, "Dancing with the Moonlit Knight", e é a proposta de hoje.Genesis - Dancing with the Moonlit Knight
Obra prima.
ResponderEliminarSem dúvida, é daquelas que apetece dizer "já não se faz música assim" ...
ResponderEliminar