1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso
De volta ao ano de 1973 para retomar o tema "1970-1980 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso", 11 anos bem revistos pelo conhecido Miguel Esteves Cardoso num texto intitulado "O Ovo e o Novo (Uma) Discografia duma Década de Rock: 1970-1980" e que constituía o posfácio do livro "POPMUSIC-ROCK" de Philippe Daufouy e Jean-Pierre Sarton na sua 2ª edição. 1973 em claro decréscimo quantitativo/qualitativo face aos anos anteriores.
Como já sabemos, para quem tem seguido este tema, a lógica de classificação dos álbuns era, resumidamente a seguinte: três estrelas - Bom, quatro estrelas - Muito Bom e cinco estrelas - Excelente e neste ano os discos estavam agrupados em Soft, Mainstream, Fusão (sinfónico) e Outros.
https://www.discogs.com/ |
Começo por estes Outros onde constavam alguns discos da música negra de então, por exemplo Stevie Wonder e o seu "Talking Book" que merecia quatro estrelas. Como aconteceu com algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso há aqui um desfasamento temporal, na realidade "Talking Book" foi editado em 1972 já no final do ano, é natural que por cá ele tivesse surgido e sido ouvido mais tarde.
Constante em vários anos nas escolhas de Miguel Esteves Cardoso, não deixava, no entanto, de considerar Stevie Wonder de "qualidade inconstante" no período em causa, enquadrando-o a par de Leonard Cohen, Bob Marley, Neil Young, Ry Cooder e Van Morrison no chamado grupo "Estável/Tradicional" em contraponto com o de "Instável/Experimental" onde cabiam nomes como Joni Mitchell, David Bowie, Lou Reed e outros.
Faziam parte de "Talking Book" canções como "You Are The Sunshine Of My
Life" e "Superstition", que em tempos já recordei, segue "Maybe Your Baby" a
atestar a qualidade deste trabalho.
Stevie Wonder - Maybe Your Baby
Sem comentários:
Enviar um comentário