sábado, 30 de janeiro de 2021

David Bowie - Friday on My Mind

    1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Como é sabido, no mundo Rock, poucos tiveram a capacidade de produzir uma longa discografia em que a inovação constante é adotada como fórmula de sucesso, maior parte fixa-se num estilo que foi de agrado público e daí não sai. Miguel Esteves Cardoso dizia que há aqueles que "...produzem uma novidade, saturam-se, passam para outra, rejeitam-na e começam a trabalhar num outro projecto completamente novo." David Bowie era um deles. E Miguel Esteves Cardoso continuava referindo-se a David Bowie "... é o exemplo supremo desta habilidade de mudar de casaca, como um camaleão transforma sua cor, mas ao contrário - o camaleão toma a cor daquilo que o rodeia, mas Bowie toma a cor inversa, aquela mais berrante, mais capaz de dar nas vistas."

Foi assim a vida inteira mas particularmente na década de 70 onde se encontram alguns dos seus melhores trabalhos. Depois do incontornável "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" (1972), Bowie nem descansou nem se acomodou, publica em 1973 mais dois álbuns, respectivamente "Aladdin Sane" e "Pin Ups". Quanto ao primeiro diz MEC: "Bowie muda radicalmente de imagem e de estilo e a sua associação com Iggy Pop em "Raw Power", um álbum pesado e não muito agradável, revela-se em faixas como "Jean Genie" e "Panic in Detroit". Quanto ao segundo: ""Pin Ups" é interessantíssimo, contendo versões inspiradas de canções dos anos 60, e mais uma prova da versatilidade quase ilimitada de Bowie, para além duma valorização necessária de composições escritas pelos Pretty Things, os Who, os Yardbirds, os Mojo e os Mersey Beats...". Aos dois deu-lhes três estrelas.


https://en.wikipedia.org/


Pois bem, para hoje vou ao álbum "Pin Ups" sacar uma canção dos Easybeats de 1966 de nome "Friday on My Mind" uma canção Pop que teimosamente parece estar destinada para grandes versões. Em tempos recuperei-a na versão de Richard Thompson de 2006, agora é a vez de David Bowie no longínquo ano de 1973.



David Bowie - Friday on My Mind

Sem comentários:

Enviar um comentário