quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Joni Mitchell - House Of The Rising Sun

Algumas memórias de 2020


Se ontem referi "Hard Luck Stories 1972-1982" de Richard and Linda Thompson como uma das grandes compilações de 2020, para hoje outra caixa que não lhe fica atrás "Archives - Volume I The Early Years (1963-1967)" da Joni Mitchell.

Se no primeiro estavam incluídos os 6 álbuns originais do duo o que tanto pode ser considerado uma vantagem como desvantagem, no segundo a lógica é bem diferente: o período que é coberto de 1963 a 1967 é anterior ao seu primeiro LP de estúdio "Song to a Seagull" publicado em 1968 ou seja nada nesta caixa estava previamente editado em discos originais.

A caixa, bem melhor concebida que a de Richard e Linda Thompson, é constituída por 5 CD e um livreto de 40 páginas com fotos e uma entrevista a Joni Mitchell






A caixa contém gravações ao vivo, demos caseiros entre as quais 29 composições nunca antes realizadas. Atendendo às condições de gravação, a qualidade sonora surpreendeu-me e é bastante boa, mesmo assim algumas faixas não escondem a forma como foram gravadas e seriam, menos para os fãs, dispensáveis.

As primeiras gravações são de 1963 tinha Joni Mitchell 20 anos e encontravam-se numa fita etiquetada "Joan Anderson  audition tapes", correspondiam a gravações efectuadas por um disc-jockey de uma estação de rádio em Saskatoon, Canada, e o nome era ainda o de nascimento. A primeira canção que é dado ouvir é a bem conhecida "House Of The Rising Sun" e que sugiro para audição.

Sugestão: ouvir Joni Mitchell e estes seus arquivos no silêncio da noite.



Joni Mitchell - House Of The Rising Sun

Sem comentários:

Enviar um comentário