sábado, 23 de janeiro de 2021

Pink Floyd - Time

    1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Se há ano em que um disco se tenha realçado e o tenha marcado esse ano foi sem dúvida o de 1973 e esse disco foi o álbum "Dark Side Of The Moon" dos Pink Floyd. Não houve quem lhe ficasse  indiferente, uns aderiram de imediato, outros rejeitaram-no (parte de quem conhecia bem a obra anterior) e ainda outros, como eu, ficaram algures no meio, aderiram mas levantaram reservas (hoje retiro as reservas). Era um disco que se tinha de ouvir na totalidade (e isso era possível na nossa rádio), era altamente cativante nos arranjos e experiência musical mas não era tão atrevido como alguns dos trabalhos anteriores. Terão com este álbum granjeado novos admiradores que foram fidelizando em trabalhos posteriores.


Edição portuguesa de 1973, ref: SHVL 804


Talvez a apreciação de Miguel Esteves Cardoso feita em 1982, já suficientemente distanciado, seja daquelas em que me revejo mais, dizia ele: "Todas as ambições do Rock sinfónico encontram uma definição palpável em "Moon" - melodias insinuantes que varrem as composições, multiplicadas, repetidas e elevadas ao ponto de construírem uma atmosfera cósmica de espaço e de libertação. Embora o pessimismo dos textos, e um grau notável de auto-crítica, sobrecarreguem a música, o efeito final é de espiritualidade desenvolta. Todos os defeitos e todas as qualidades dos Floyd encontram-se neste álbum - por um lado, um ênfase excessivo sobre a produção que conferia uma prioridade nunca vista ao estúdio (e a consequente perda de espontaneidade e de pureza emotiva) e,, pelo outro, uma capacidade épica que conseguia tocar sem se degradar em sentimentalismo. Talvez o supremo artificio de toda a história do Rock. "Moon" fazia pressentir que os Floyd, notórios forretas no que diz respeito à oferta de melodias originais, se tinham esgotado." Atribuiu-lhe cinco estrelas.

Se bem que a recomendação seja a audição completa do álbum, aqui fica "Time" uma composição bem identitária do som dos Pink Floyd  a partir de 1973.



Pink Floyd - Time

Sem comentários:

Enviar um comentário