quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Faust - Flashback Caruso

1973 Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Ainda agrupado no Rock de Fusão (sinfónico) conjuntamente com os Pink Floyd, Genesis e Mike Oldfield surge o grupo alemão Faust com o álbum "The Faust Tapes" ao qual Miguel Esteves Cardoso dá três estrelas.

Os Faust fizeram parte do chamado Krautrock que já aqui motivou o tema "O Início do Krautrock", na altura fiquei-me pelos anos de 1968, 1969 e 1970 pelo que não apanhei os Faust constituídos no ano de 1971. Os ingredientes que caracterizaram aquele género musical formado na Alemanha estavam todos bem presentes nestes Faust, electrónica, música ambiente e experimental eram dominantes nos registos fonográficos deste grupo. Em 1973 iam, com "The Faust Tapes", no seu 3º LP que continha a faixa única "Untitled" composta por colagem de fragmentos de temas interligados. Para Miguel Esteves Cardoso em contraponto a Mike Oldfield (ver Regresso ao Passado  de ontem) dizia:

"Faust, por sua vez, é menos sistemático e cauteloso, construindo uma espécie de espontaneidade intimista de relativo interesse."


https://www.discogs.com/


Longe das minhas preferências, quer o Krautrock genericamente quer estes Faust em particular, é mais uma mostra da diversidade da música popular na primeira metade dos anos 70. "Flashback Caruso" é um dos trechos que compõem esta peça única de cerca de 43 minutos por vezes a lembrar-me o som de Canterbury (Soft Machine e afins), mas mesmo assim sem conseguir cativar-me.



Faust - Flashback Caruso

Sem comentários:

Enviar um comentário