Canções que se ouviam no ano de 1973
A grande viragem!
Em 1973 os Pink Floyd tinham já publicados 7 álbuns mas, na realidade, não eram ainda conhecidos do grande público. Nem, a generalidade, da música que produziam o permitiria. Tratava-se de uma música vanguardista, difícil de entender, de reproduzir por outros, muito menos de cantarolar por qualquer um. Ainda hoje, atrevo-me a dizer, dos muitos fãs que a banda deixou quem é que conhece bem a discografia anterior a 1973? Quem ouviu discos como "Atom Heart Mother", "More" ou "Ummagumma"?
1973 veio alterar radicalmente esta situação, "Dark Side Of The Moon" foi um êxito estrondoso e um marco decisivo na carreira do grupo. "Este disco, acolhido por todo o lado com um entusiasmo unânime, foi sobretudo ocasião para o grupo se impor definitivamente nos Estados Unidos.", lê-se no livro "Pink Floyd" de Jean-Marie Leduc.
E ainda: "Podemos afirmar que Dark Side of the Moon é uma das duas obras essenciais dos Pink Floyd. Depois de anos a hesitar e a marcar passo, o conjunto consegue inovar e reencontrar as suas qualidades criadoras." E mais à frente considerava a música deste álbum "... mais condensada, mais imediata, mais próxima do espírito e da forma Rock."
"O exemplo mais flagrante deste novo passo é incontestavelmente, «Money»..." tratando-se de um "... rock sólido, reforçado por uma secção rítmica bem em evidência e entrecortado por dois nervosos solos de saxofone e guitarra."
https://www.discogs.com/ - edição portuguesa |
"Money" era a faixa mais divulgada deste, então, controverso álbum que era possível ouvir na íntegra na nossa rádio. É a segunda passagem que por ele faço, outros motivos com certeza irão levar a novas passagens.
Pink Floyd - Money
Sem comentários:
Enviar um comentário