Mais um conjunto com gravações únicas no ano de 1973 e que desconhecia totalmente, Eram de Moçambique e lá gravaram durante a sua curta existência (1972-1974), provavelmente nunca passaram na nossa rádio em Portugal continental, talvez por isso nunca os tenha ouvido, deram pelo nome de Adágio Vocal. De qualquer forma, julgo que devo contribuir, mesmo que de uma forma tão pequena, para a preservação e conhecimento do que em anos já tão longínquos se produzia por cá e além mar.
Graças ao sítio https://sites.google.com/site/adagiovocal72 é possível ficar a conhecer estes Adágio Vocal. Diga-se que é raro ver um sítio sobre um conjunto tão pouco conhecido que tivesse tanta informação, é portanto dele que me socorro.
Assim fica-se a saber:
" O grupo Adagio Vocal constitui-se formalmente em Maio de 1972 e tem como membros o Zé Carlos, o Jorge Larsen e o Carlos Alberto, amigos e estudantes do Instituto Comercial de Lourenço Marques."
Começaram por interpretar para além de canções originais, temas de Georges Moustaki, Bee Gees e Donovan e em Junho de 1973 vêm o seu primeiro Single editado. Continha as canções "Mamana Joana" e "Canto Para a Amizade", tendo primeiro atingido grande popularidade, lê-se no sítio referido:
" O Tema Mamana Joana ganha rapidamente uma projeção popular assinalável. O tema é tocado amiúde nas rádios."
e ainda
"O Sucesso da canção Mamana Joana projeta o grupo para um visível mediatismo. Recebem notícias de que a canção é um grande sucesso na cidade da Beira, onde o tema é repetidamente replicado na rádio."
Após a revolução de 25 de Abril de 1974 optam por vir estudar para Portugal e
concluir os estudos pondo fim ao conjunto.
Adágio Vocal - Mamana Joana
Sem comentários:
Enviar um comentário