Canções que se ouviam no ano de 1973
Segundo o livro "Os Grandes Criadores de Jazz" no capítulo dedicado ao Jazz vocal e em particular à Soul Music considera que esta forma musical "...conquistou nos anos 60 uma universalidade comparável à do jazz instrumental" destacando Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown que terá levado "...esta arte vocal... ao seu mais alto nível...". E destaca na Soul Music duas escolas, a do Sul, "... berço do blues e do jazz." referindo-se a Percy Sledge, Wilson Pickett, Otis Redding, Isaac Hayes e Nina Simone entre outros, e a escola dos Grandes Lagos (Chicago, Cleveland, Detroit) onde menciona nomes como Smokey Robinson, Sam Cook, Stevie Wonder, Diana Ross, Al Green e Marvin Gaye. Escola esta "... que privilegia a ternura, a elegância, o registo agudo e uma certa sofisticação...".
"Marvin Gaye (1938-1984), cujo carisma e sensualidade culminante em What's Going On (1970) e Let's Get It On levarão o seu pai, pastor reaccionário, ao filicídio", lê-se no mesmo livro.
https://www.discogs.com/ - edição portuguesa |
Já apresentei Marvin Gaye com a canção "I Heart It Through the Grapevine" de 1968 e a importância que ele teve no chamado som "Motown" a ele volto hoje com a canção "Let's Get It On" decorria o ano de 1973.
Deixemo-nos envolver por este "Let's Get It On", mais uma grande canção que a Soul Music nos deixou e que dificilmente se faria nos dias actuais.Marvin Gaye - Let's Get It On
Sem comentários:
Enviar um comentário