quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Deep Purple - Smoke On The Water (ao vivo)

  Canções que se ouviam no ano de 1973


Deep Purple, nunca estiveram no topo das minhas preferências mas que tiveram algumas composições irresistíveis lá isso é verdade.

Deep Purple foi um grupo pioneiro no Hard-Rock a par dos Led Zeppelin, estes a nutrirem a minha preferência, e Black Sabbath. Rapidamente evoluíram para sonoridades mais pesadas que nunca me cativaram, excepção feita ao polémico e discutível "Concerto for Group and Orchestra" de 1969. De qualquer modo a popularidade do grupo foi aumentando nos primeiros anos da década de 70 e com "Machine Head" (1972) obtinham o maior sucesso de sempre. "Smoke On The Water", editado em Single em 1973, ajudou a esse sucesso, era uma canção com um riff poderosíssimo e que empolgou a juventude do meu tempo.


https://www.discogs.com/ - edição portuguesa


Mas, não bastasse, em finais de 1972 é editado o histórico duplo álbum aos vivo "Made In Japan" e lá constava também "Smoke On The Water" numa versão de mais de 7 minutos. Eram portanto as duas, a original e ao vivo, que no ano 1973 era possível ouvir ou na rádio ou num gira-discos de algum amigo (em minha casa havia um bom gira-discos, mas não os discos aqui em causa).

Para os apreciadores do género, ou para aqueles, como eu, cujas memórias não passam ao lado desta canção proponho a audição de "Smoke On The Water", hoje, na versão ao vivo.



Deep Purple - Smoke On The Water (ao vivo)

Sem comentários:

Enviar um comentário