quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Duarte Mendes - Maria Vida Fria

 O ano de 1973 teve, na área da música ligeira portuguesa, no Festival da Canção da RTP, como vinha sendo hábito, o seu ponto mais alto. Numa mescla do novo  e do velho se fez mais este certame que apurava a canção que iria representar Portugal no Festival da Eurovisão.

A música ligeira mais tradicional era representada por artistas como Simone de Oliveira, Paco Bandeira e a Tonicha, as novas tendências, em representação maioritária, tinha nomes como o Paulo de Carvalho, o Fernando Tordo (vencedor com a canção "Tourada"), Duarte Mendes, os Improviso e os Mini-Pop. Alguns deles vou recordar nestes meus Regresso ao Passado dedicados ao ano de 1973 em Portugal. Ontem recordei o Paulo de Carvalho hoje é a vez de Duarte Mendes.

Assíduo nos Festivais da Canção da RTP, marcou presença contínua de 1970 a 1973, alcanço o 3º lugar, neste último ano, com a canção "Gente". Seria publicada em EP onde constavam também "O Retrato e "Maria Vida Fria".




O original de "Maria Vida Fria" tinha sido publicado no ano anterior na voz de Paulo de Carvalho, porque achei esta versão de Duarte Mendes particularmente feliz, a que não é alheia a bonita voz que ele possuía, é a escolha de hoje. Pena que a sua carreira discográfica se circunscreve-se ao período curto de 1970-1975, mesmo assim a ele hei-de voltar.



Duarte Mendes - Maria Vida Fria

Sem comentários:

Enviar um comentário