Algumas memórias de 2023
Parece que grupos com origem nos anos 60 estão completamente obsoletos e que deviam ter há muito terminado, veja-se os exemplos de gravações em 2023 dos Jethro Tull e Yes, por exemplo. Mas parece-me que tal aconteceu sobretudo em grupos da área do Rock Progressivo, um género datado e talvez por isso mais fácil de desiludir.
Para hoje escolhi um grupo do qual já não ouvia falar há muito tempo: Strawbs.
Os Strawbs são um grupo inglês formado ainda na primeira metade dos anos 60 que experimentou, sob o comando de Dave Cousins, actualmente com 78 anos e único elemento permanente do grupo, diferentes abordagens musicais, do Folk ao Rock Progressivo. Foi ele o responsável pela "descoberta" de Sandy Denny tendo com ela gravado em 1967 o álbum "All Our Own Work", mas só publicado em 1973.
O maior sucesso do grupo foi a canção "Part of the Union" que fazia parte do álbum "Bursting at the Seams (1973), canção rapidamente adoptada pelos sindicatos ingleses, em particular no refrão "You don't get me I'm part of the Union". Para além dos álbuns já citados são também de lembrar "From the Witchwood" (1971), "Grave New World" (1972) e "Hero and Heroine" (1974), álbuns de fusão do Folk com o Rock Progressivo a que alguns designaram de Folk Progressivo.
https://www.discogs.com/ |
"The Magic Of It All" é o último álbum dos Strawbs, provavelmente mesmo o último pois despediram-se dos concertos em 2023 no Festival Fairport's Cropredy Convention. E sem deslumbrar é um trabalho honesto e agradável de se ouvir, com a reconhecível voz de David Cousins ainda a denotar boas capacidades tendo em conta a idade e os problemas de saúde do mesmo.
Fica o tema título, "The Magic Of It All".
Strawbs - The Magic Of It All
Sem comentários:
Enviar um comentário