quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Emerson, Lake and Palmer - Bitches Crystal

 a memória do elefante


Quem pelo ano de 1971 passou sabe que o ano foi fértil no crescimento do Rock Progressivo. O Rock perdia a sua simplicidade inicial e aventurava-se por territórios que lhe conferia uma complexidade acrescida. Um dos grupos que mais se notabilizou foi Emerson, Lake and Palmer (Keith Emerson, ex-The Nice, Greg Lake, ex-King Crimson e Carl Palmer, ex-Atomic Rooster). 

No ano anterior tinham editado o aclamado álbum homónimo inicial, para mim o melhor que fizeram, e a expectativa era grande quanto ao sucessor que ocorreu no ano em apreço. "Tarkus" assim se designou, segundo o tema principal de mais de 20 minutos que ocupava todo o lado A do disco e que já recordei no tema "O Rock Progressivo nos anos 70". O lado B era uma miscelânea de composições de diferentes estilos que não me cativou.




Para o jornal "a memória do elefante" "Tarkus" foi o 8º melhor álbum do ano considerando que "Emerson Lake and Palmer têm aqui a sua via amadurecida se bem que nos pareça que muito mais está ao seu alcance.". Na realidade, para meu gosto os Emerson, Lake and Palmer estavam prestes a esgotarem-se e, a partir de 1972 deixei de os seguir.

Do lado B fica "Bitches Crystal"





Emerson, Lake and Palmer - Bitches Crystal

Sem comentários:

Enviar um comentário