terça-feira, 16 de janeiro de 2024

John Cale - Mercy

  Algumas memórias de 2023


Já no ano passado, em "Algumas memórias de 2022", o tinha referido e hoje fica a confirmação. 2023 viu ser publicado um novo álbum, com  novas canções, de John Cale o que já não acontecia desde 2012.

John Cale já vai com 81 anos e continua a ser uma das figuras mais importantes que o Rock nos deu e, infelizmente, não tão conhecido quanto devia. Figura de vanguarda do Rock desde os anos 60 quando com apenas 21 anos resolve mudar-se do País de Gales para os Estados Unidos onde conhece músicos como John Cage e La Monte Young. Depois é o que se sabe, co-fundador com Lou Reed dos The Velvet Underground onde permaneceu de 1965 a 1968.

A partir daí carreira a solo partilhada com a de produtor e compositor de bandas sonoras, gravou 19 álbuns de estúdio que nunca conheceram os Top e nunca abandonou o seu carácter inovador o que conduziu a que alguns trabalhos sejam ainda hoje de difícil audição (ouça-se por exemplo "The Academy in Peril" (1972) ou "Church Of Anthrax" (1971)).


https://www.discogs.com/


"Mercy" é o álbum de 2023 do qual já se conheciam "Night Crawling" (ver "Algumas memórias de 2022") e  "Story of Blood" e encontra-se entre o que de melhor o ano de 2023 nos deixou. Nem sempre de abordagem fácil, com necessidade de múltiplas audições, é um disco bem recomendável e a rivalizar entre os melhores do ano.





John Cale - Mercy

3 comentários:

  1. Depois do que disse sobre I/O de Peter Gabriel, esse sim um dos melhores de 2023, é inacreditável que venha elogiar a música entediante , essa sim, de John Cale, que merecidamente nunca foi reconhecido pois é um músico absolutamente medíocre e falho de inspiração. que tem apenas uma agenda politico-social mais ou menos panfletária. Não posso estar mais em desacordo consigo. A grande música não erudita não passa por aqui. Passa por Tales from Topographic Oceans, por exemplo, o genial Scratch my Back de Gabriel e até por este I/O que sendo desigual tem algumas pérolas de talento.

    ResponderEliminar