sábado, 16 de maio de 2020

Steeleye Span - Gaudette

1972 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Miguel Esteves Cardoso tinha razão, 1972 é inferior aos anos anteriores no que diz respeito a álbuns de qualidade publicados. Dizia "A abundância louca de 70, e a riqueza de 71 vêm desembocar na relativa pobreza de 72. Aliás, a quantidade de lançamentos de qualidade decresce a partir de 70 quase regularmente, assim como recupera a partir de 1977."

Mesmo assim a escolha que fez para a categoria que designou Soft contempla algumas preciosidades que passarei a recuperar a partir de hoje. A primeira vai para os Steeleye Span, é o álbum "Below the Salt" para o qual dá quatro estrelas ou seja muito bom. Tecia o seguinte comentário:
"A cena folk no Reino Unido vai perdendo ímpeto e razão de ser e os Steeleye Span são os únicos a sair com um registo de qualidade neste ano, pleno de efusiva urgência e de garra, evitando o sentimentalismo e mostrando invenção nos arranjos."


Edição alemã de 1972 com a Ref: 6307 508 D




Os Steeleye Span são um grupo de Folk-Rock formado em 1969 e que se mantém no activo ainda hoje, da formação inicial só a sua cantora Maddy Prior se mantém. Os Steeleye Span foram formados por iniciativa de Ashley Hutchings, após abandonar os Fairport Convention tendo sido igualmente elemento fundador, em busca de sons mais tradicionais. Em 1972 publicam o seu 4º trabalho, o primeiro depois da partida de Ashley Hutchings para formar outra banda histórica do Folk inglês, a Albion Country Band, "Below the Salt", o mais bem conseguido até então e que os iria levar a meio da década a níveis altos de popularidade.


"Gaudette" com raízes prováveis no Séc. XVI é aqui surpreendentemente interpretada a cappella com a maravilhosa voz que Maddy Prior então revelava. Bem pensado o "fade-in" e "fade-out".




Steeleye Span - Gaudette

Sem comentários:

Enviar um comentário