terça-feira, 5 de maio de 2020

Pink Floyd - Obscured by Clouds

1972 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Em 1972 os Pink Floyd eram já uma banda bem conhecida, mas, na realidade, muito longe do fenómeno de popularidade que viriam a atingir até ao final do século.
Não era fácil, face à música que praticavam, que a sua música fosse acessível a largas camadas da população mesmo de uma juventude ávida e aberta a novas experiências, por alguma razão estiveram conectados com a designação de música Underground. Ouça-se "Astronomy Domine", "Interstellar Overdrive", "A Saucerful of Secrets", "The Narrow Way", a suite "Atom Heart Mother" e perceber-se-á melhor o que quero dizer.
As coisas começaram a mudar com a realização de "Meddle" (1971) bem mais acessível que o anterior e com o seguinte "Obscured by Clouds" (1972) a anteceder um dos discos mais bem sucedidos da história do Rock "Dark Side of the Moon" (1973).


Edição italiana, em CD, de 1995, da EMI com a Ref: 7243 8 35609 2 9




"Os Floyd voltaram ao seu formato menos grandioso com "Obscured By Clouds", uma série de composições derivativas que nada apresentavam de novo, embora fossem claramente agradáveis", dizia Miguel Esteve Cardoso e, ao qual atribuía 3 estrelas, que assim fechava o destaque que dava ao Rock de Fusão (sinfónico) (os outros eram "Foxtrot" e "Close to the Edge", respectivamente dos Genesis e Yes que anteontem e ontem referi).

"Obscured By Clouds" era banda sonora do filme "La Vallée" do realizador Barbet Schroeder
Filmado na “Papua Nova Guiné” em busca de um mítico vale inacessível, nunca visto ou explorado, nem por ar, pois está “Obscured by Clouds”, “La Vallée” situa-se entre a visão hippie do mundo (o retorno à natureza) e um documentário sobre a natureza humana. A personagem central Viviane (“desfruta de uma confortável vida como mulher de um consul francês até visitar a Nova Guiné em busca de raridades para a sua boutique em Paris.”) primeiramente em busca de “penas raras que só existem em zonas remotas” parte em expedição em direcção ao “vale secreto”, ”um local reverenciado pelos habitantes locais como o lar dos seus deuses”. A obsessão com o vale “faz com que eles continuem enfrentando condições cada vez mais hostis.”, no percurso “encontram os “homens de lama” e são convidados a juntar-se a uma cerimónia papua…consequentemente a pessoa “civilizada” de Viviane é aos poucos despedaçada por cada nova experiência até não haver retorno…” (em itálico tradução de parte dos textos incluídos no CD).

“Obscured by Clouds” talvez o disco mais subestimado dos Pink Floyd a merecer um maior reconhecimento, apresenta-se na fase final, mais criativa e inovadora, dos Pink Floyd, na vanguarda do movimento Undergound e Psicadélico Londrino, no limiar de um “Rock clássico harmónico” no dizer da Wikipédia.
“Obscured by Clouds” o tema inicial do filme para ouvir, de preferência alto.




Pink Floyd - Obscured by Clouds

Sem comentários:

Enviar um comentário