A música Pop no feminino no Portugal dos anos 60
Última passagem por este tema dedicado à música Pop feita no feminino no nosso país nos idos anos 60 dos século passado, pelo menos por agora pois nunca se sabe se a este tema não poderei voltar um dia mais tarde.
E esta última escolha vai para uma pouco mais que menina que dava, e ainda dá, pelo nome de Ana Maria e que integrou a formação do Conjunto Universitário Hi-Fi.
Infelizmente dos 2 EP que publicaram, respectivamente em 1967 e 1968, Ana Maria só no primeiro é que participa e só em dois dos quatro temas é que toma uma parte relevante na vocalização.
O EP era composto pelas seguintes canções: "Back From The Shore", "Three Days Of My Life", "I Call Your Name" e "Words Of A Mad", ou seja três originais e "I Call Your Name" uma versão interessante dos famosos The Beatles.
Em a "Biografia do Ié-Ié" Luís Pinheiro de Almeida sobre Ana Maria diz: "...tinha 17 anos e andava no 7º ano do Liceu. Começou a cantar por brincadeira no dia 26 de Março de 1966. Preocupava-a o estilo, tipo Sylvie Vartan. Gravava quase todos os ensaios para poder corrigir defeitos."
E ainda a propósito transcrevia texto dela própria a propósito da colectânea "Caloiros da Canção" de 2010: "A música é um espaço de liberdade e cantar, tocar é um exercício fantástico dessa liberdade. E isto tem mais significado se pensarmos na época em que estávamos e que era uma época de grande repressão que não era só política, mas também social. No Liceu Feminino, não podíamos usar manda cava nem calças. Sempre de meias, até no Verão. Para nós, a música tinha que ver com todo este Mundo de liberdade."
"Back On The Shore" foi onde Ana Maria melhor mostrou as suas capacidades vocais pelo que hoje a repito.
Conjunto Universitário Hi-Fi - Back On The Shore
Sem comentários:
Enviar um comentário