As influências vindas dos anos 60 começam a diminuir, o Rock Progressivo atinge o seu auge e novos caminhos começavam a despontar na sobrevivência do Pop-Rock. Para Miguel Esteves Cardoso alguns dos principais protagonistas foram: "Lou Reed, John Cale e Nico, David Bowie, Iggy Pop e Brian Eno" e que foram "nomes determinantes da década, colectivamente responsáveis por uma pequena revolução no Rock, musical e liricamente".
Quanto a David Bowie que tinha "...saqueado a imagem Worholiana dos Velvets para construir a sua Super-estrela decadente, bixessual e superficial" era o apresentador de "uma nova era" começada com ""Honky Dory" no ano anterior". E mais adiante: "1972 foi o ano em que esse decadentismo excitante e inovador explodiu, simultaneamente diversificado e coeso, repartindo um fastio provocado pela uniformidade de R' n 'B e pela simplicidade "hippy"."
Edição portuguesa de 1972 com a ref: PL-14702 |
O ano era marcado pelo álbum de David Bowie de nome completo ""The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" ou simplesmente "Ziggy Stardust", um dos mais importantes de toda a década. Miguel Esteves Cardoso deu-lhe 4 estrelas o que parece pouco pela qualidade intrínseca e pela importância e influência que veio a revelar.
Porque ainda não passei o tema título, aqui fica "Ziggy Stardust".
David Bowie - Ziggy Stardust
Sem comentários:
Enviar um comentário