quarta-feira, 6 de maio de 2020

Bill Withers - Use Me

1972 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Bill Withers, um nome que nunca me disse muito e que me passou um pouco ao lado. Não fossem as canções que já recordei, "Ain't No Sunshine" e "Lean On Me" e provavelmente teria sido um nome que não teria fixado. Também é verdade que, agora reconheço, salvo devidas e honrosas excepções, nos anos 70 gostava mais da música que vinha do Reino Unido do que da América do Norte. Talvez, também fosse por cá menos divulgada, recordo-me da dificuldade que tinha em encontrar álbuns de alguns grupos da Costa Oeste.
Bill Withers (1938-2020), faleceu recentemente e foi um cantor negro norte-americano que se notabilizou nos primeiros anos da década de 70, tendo abandonado as lides musicais na década seguinte, em parte por se incompatibilizar com quem pretendia fazer a sua música mais vendável.


https://www.fnac.pt/


Miguel Esteves Cardoso nas suas escolhas do ano de 1972 foi buscar o álbum ao vivo "Live at Carnegie Hall", na realidade gravado em 1972 mas somente editado no ano seguinte, ao qual atribui 4 estrelas. Colocou-o no grupo dos Outros (Soul etc.) a par do álbum das Staple Singers, "Be Altitude: Respect Yourself", sendo as considerações conjuntas:
"Dois álbuns cem por cento magníficos, transbordantes de alma e de sensualidade, puros e imediatos - a verdadeira essência do soul. As Staple Singers com o seu "gospel" invigorante, Bill Withers com a sua espantosa espontaneidade (e a voz mais ritmada de sempre) - sozinhos aguentando um ano, doutra forma empobrecido." 

A faixa de abertura era uma versão longa, ou melhor repetida, de "Use Me", canção que pertencia ao LP, esse sim, editado em 1972, "Still Bill".




Bill Withers - Use Me

Sem comentários:

Enviar um comentário