quinta-feira, 16 de março de 2017

Tim Buckley - Tim Buckley

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 60

Não teve, nem de perto nem de longe, a popularidade que o disco de ontem ("Pet Sound" dos The Beach Boys) teve, nem sequer aparece nas listagem referentes aos melhores da década ou do ano de 1966, mas é, sem dúvida, um dos mais marcantes álbuns que conheci daquela década. Trata-se do álbum inicial de Tim Buckley editado em Outubro de 1966.

Tim Buckley era um jovem de 19 anos (!!) quando gravou este magnífico álbum. Um disco que podemos considerar de Folk-Rock mas com uma sofisticação que se deve salientar, tanto mais quanto a época e a idade com que Tim Buckley o gravou. De destacar ainda a segurança que Tim Buckley evidenciava com a sua voz singular, pura e penetrante, sem dúvida incomparável.





Nada melhor que transcrever o texto da contra capa do disco que quando comprei custou-me 1€ (200$00 na moeda antiga):
"Tim Buckley an incredibly thin wire, just nineteen-years-old, is already a kind of quintessence of nouvelle, the sensitivity apparent in the very fineness of his features. The man is a study in fragile contrasts: yet everything is in key, precise.
His songs are exquisitely controlled: quiet, complex mosaics of powerful electric sound, they hold the magic of Japonese water colors. The voice-crisp, full of strength and caracter - can soar, yet remaisn tender and delicate. This is Tim Buckley."

Não conheci com certeza o disco quando ele saiu, mas no final da década já ouvia Tim Buckley na rádio no programa "Em Órbita" que o considerou a revelação do ano de 1968. A partir daí Tim Buckley fez sempre parte das minhas preferências e este disco, em particular, constituiu uma marca distintiva do melhor que se fez na década de 60 e que ficou por descobrir.
Tim Buckley faleceu em 1975 por consumo de drogas com a idade de 28 anos.

Do álbum "Tim Buckley" editado no mês de Outubro, um mês antes do nascimento do filho Jeff Buckley, também ele trágica e prematuramente desaparecido, recordamos a faixa de abertura "I Can't See You".




Tim Buckley - I Can't See You

Sem comentários:

Enviar um comentário