Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 60
Para esta lista de discos marcantes dos anos 60, vamos, por agora, parar no ano de 1967 onde escolhemos 7 LP, 4 dos quais são discos de estreia dos respectivos interpretes.
O ano começa bem, muito bem, logo no mês de Janeiro é editado o primeiro álbum de um novo grupo oriundo da Califórnia que dava pelo nome The Doors. The Doors que se tornariam um dos grupos mais populares daquele tempo e simultâneamente um dos mais criativos e inovadores (destoando do som dominante da Costa Oeste) do universo Rock, destacaram-se igualmente na oposição aos valores dominantes de então.
Jim Morrison era o melhor vocalista Rock de então - e um dos melhores de sempre - Ray Manzarek tinha um som estranho nos teclados, ao tocar um piano Fender com a mão esquerda era prescindido o som de um viola-baixo, Robby Krieger, guitarra, e John Densmore, bateria, com influências do Blues e do Jazz respectivamente, deram ao grupo uma sonoridade contra-corrente da tendência geral.
"The Doors" é hoje consensualmente considerado um dos discos mais importantes de sempre, sendo deste disco o tema que os tornou conhecidos, "Light My Fire", um hino ao psicadelismo e à revolução sexual.
Um disco que se foi conhecendo progressivamente até à descoberta da última faixa de quase 12 minutos, a teatral e dramática "The End" posteriormente celebrizada no filme "Apocalypse Now" de Francis Ford Cappola de 1979.
Foi a edição alemã "2 Originals Of THE DOORS", com prensagem francesa dos 2 discos em vinil, de 1973, que adquiri e que me permitiu ouvir na integra "The Doors", mas também o seu sucessor "Strange days", e ficar a este disco para sempre ligado.
"The Doors" apresentava um som estranho e belo, avançado no seu tempo e notoriamente um disco marcante da década de 60.
Segue "Break On Through (To the Other Side)" a primeira faixa, do primeiro LP, foi ainda o primeiro Single do grupo editado no primeiro dia do ano de 1967. Foi há 50 anos, parece que foi ontem!
The Doors - Break On Through (To the Other Side)
Sem comentários:
Enviar um comentário