sábado, 18 de março de 2017

The Velvet Underground - The Velvet Underground & Nico

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 60

"...apenas dois grupos vão na contra-corrente da tendência geral e criam um rock que veicula pessimismo e violência, e também uma certa noção de decadência que só veremos impor-se muito mais tarde. São os Doors em Los Angeles e, em Nova Iorque, um grupo de quem o primeiro disco sairá dois meses depois do deles, o Velvet Underground." em "Jim Morrison - para lá dos DOORS"

No Regresso ao Passado de ontem o álbum primeiro dos The Doors, editado em Janeiro de 1967, hoje o disco inicial dos The Velvet Underground que viu a luz do dia passados dois meses.

Os dois uma referência obrigatória da contra-cultura nos EUA, os dois marcas destacadas da década de 60. Distantes do Flower Power da West Coast, The Velvet Underground  fazia parte, como o nome indicava, do movimento "underground" da época.
"O Rock "mainstream", dominante, eram os grupos ingleses e os seus epígonos americanos. A música underground era uma ruptura em relação a estes movimentos, impondo uma nova visão, uma nova forma de fazer música, uma nova abordagem, uma atitude social. Os grupos underground eram aqueles de quem a imprensa rock oficial não fala." em "Superstars/Andy Warhol e os Velvet Underground".






Ainda da mesma fonte relativamente ao primeiro disco do grupo "The Velvet Underground & Nico":
"Em 67 era o melhor disco de rock jamais produzido, a música como os textos, novos e nunca escutados. «The Velvet Underground & Nico matou os swinging-sixties»."

"o melhor disco de rock jamais produzido" não teve aquando da sua edição o reconhecimento que muitos anos mais tarde veio a ter, traduzindo-se comercialmente num fracasso.

De muito cedo que The Velvet Underground se constituíram num dos meus grupos preferidos e em particular o LP "The Velvet Underground & Nico" com a famosa capa da banana desenhada por Andy Warhol. Constava na minha lista de aquisições até que em 1980, em Londres, comprei uma edição inglesa de 1971 já sem o "peel slowly and see" original.

A última canção a ser gravada para este álbum foi "Sunday Morning" e era a faixa de abertura.

Sunday morning, praise the dawning
It's just a restless feeling by my side
Early dawning, sunday morning
It's just the wasted years so close behind

Watch out, the world's behind you
There's always someone around you who will call
It's nothing at all

Sunday morning and 
I'm falling I've got a feeling I don't want to know
Early dawning, sunday morning
It's all the streets you crossed, not so long ago




The Velvet Underground - Sunday Morning

Sem comentários:

Enviar um comentário