Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 60
Uma semana antes de "Crosby, Stills & Nash" ter sido editado nos Estados Unidos, The Who editavam em Inglaterra a Ópera-Rock "Tommy", mais um dos álbuns a constar nesta curta listagem. Estávamos em Maio de 1969.
"Tommy" foi um dos discos, como por exemplo "Days Of Futured Passed" também, a mostrar-me que os LP de Rock (ainda por cima "Tommy" era duplo), não eram somente um conjunto de canções onde sobressaiam um ou dois êxitos e que se esfumavam rapidamente, mas obras elaboradas de maior fôlego e menos comerciais que boa parte da música que era dada ouvir na rádio e na televisão. Permitiu, portanto, abrir novos horizontes e procurar conhecer melhor os autores desse, e outros álbuns, que então faziam a delícia da nossa juventude. Começou a ser importante tentar perceber as letras das músicas, quer pela audição, quer pela leitura na revista "mundo da canção" ou ainda quando elas vinham reproduzidas nos próprios álbuns.
"Tommy" foi então ouvido até à exaustão até meados dos anos 70 quando boa parte das bandas da década anterior entraram em declínio. Agora oportunidade de o ouvir outra vez e recordar os bons momentos que ele nos proporcionou.
Ouvi o disco na integra pela primeira vez em 1970, quando um primo meu afastado de nome Nelson (https://www.nelsonmontanamusic.com/) veio dos Estados Unidos ao casamento da tia que era a minha madrinha, e com ele trouxe vários discos entre os quais constava este "Tommy". Adquiri-o em 1973, numa das vindas ao Porto para procura de discos, na edição britânica daquele ano (Track 2657 002).
Para os mais novos, para lhes abrir o apetite pela audição completa desta singular obra, segue a faixa inicial "Overture".
The Who - Overture
Sem comentários:
Enviar um comentário