sábado, 25 de março de 2017

Jethro Tull - This Was

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 60

Outubro de 1968 viu nascer o primeiro disco de uma das propostas mais interessantes do Rock britânico. Um grupo e um líder que se confundiram com o passar do tempo, hoje em dia ainda no activo, Ian Anderson/Jethro Tull.
Tendo o Rock por base, o primeiro disco mistura-o com o Jazz, o Blues e o Folk criando uma sonoridade ímpar, personalizada, que no entanto não iria perdurar por muito tempo, nos anos 70, os de maior êxito do grupo, a figura de Ian Anderson era dominante e o Rock Progressivo também.
Em particular a influência do Blues provinda de Mick Abrahams, que abandonou o grupo logo após a gravação do primeiro disco, foi-se infelizmente perdendo, mantendo-se contudo um som distintivo nomeadamente pela presença da flauta de Ian Anderson.






"This Was" era o nome do primeiro registo do grupo e foi um dos que melhor resistiu ao passar dos anos, melhor que, por exemplo, o excessivo "Thick as a Brick". Da longa e boa discografia dos Jethro Tull, "This Was" constitui um testemunho de originalidade de que aquela época foi tão fecunda. "This Was" era diferente de tudo o que então se produzia e conseguiu manter até hoje toda a frescura que transmitia.

O LP, cujas capas reproduzo, é uma edição italiana de 1978, referência 6307 517 da Chrysalis e é o que faz parte da minha colecção.
Uma boa audição para "Serenade To A Cuckoo", versão do original do músico de Jazz Roland Kirk, uma das faixas que mais me impressionou.




Jethro Tull - Serenade To A Cuckoo

3 comentários:

  1. Por causa deste postal fui ouvir outra vez a versão original de This Was, tal como a gravei em dsd. O disco que tenho é mesmo o original, primeira prensagem da Island mas esta versão que aqui ouço tem melhor definição, em termos sonoros.

    Tenho um cd do mesmo disco, provavelmente a primeira versão desse disco nesse formato e também não tem o som que aqui ouço em mp3 a 320kbs.

    A pergunta que lhe coloco é se esta gravação que aqui colocou é de um cd e nesse caso qual ou do vinil de 1978 que refere no postal.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Encontrei esta gravação na Net e agradou-me particularmente, trata-se de um duplo Cd “40th Anniversary Collector’s Edition” e julgo ser de 2008. Ouvi o disco original na íntegra no ano de 1970 e fiquei completamente fascinado com o som de fusão absolutamente único. Tinha, nessa altura, acabado de comprar o 3º LP “Benefit”.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, já encomendei essa versão. E o Benefit que tenho é em prensagem de 1972, da Island, "pink rim". Já mandei vir a versão Reprise americana, original que li ser melhor. Vou comparar.

    Desculpe estas incursões num espaço que percebo ser um pouco intimista, mas ando fascinado com o som dos Tull, dos discos até 1976.

    Dos Tull e de outros e não tenho sítio para falar disto, a não ser o meu.

    ResponderEliminar