O magnífico ano de 1967 não iria terminar sem o aparecimento de um cantor e respectivo 1º LP que ficariam para sempre entre o mais importante de toda a música popular feita de então até aos nossos dias, o disco dava pelo nome de "Songs Of Leonard Cohen" e, claro, o seu autor o inevitável Leonard Cohen.
Miguel Esteves Cardoso escrevia, em 1980, acerca de Leonard Cohen, um dos sobreviventes da década de 70: "...é um poeta que usa a canção, ao contrário da vasta maioria dos artistas semelhantes que são cantores que usam a poesia." Leonard Cohen quando edita o 1º LP tinha já 33 anos e vários livros de poesia editados, chega, portanto tardiamente ao mundo da música tendo sido influenciado pelas cantoras Nico e Judy Collins, tendo esta última, ainda em 1966, sido a primeira a interpretar a canção "Suzanne".
Ainda Miguel Esteves Cardoso: ""Songs of Leonard Cohen", editado em 1967, é um álbum de canções de amor o mais persistentemente apaixonado de todos. "Suzanne" e "Hey That's No Way to Say Goodbye" são limpidamente belas e, embora eivadas duma saudade suavemente suportada, fundamentalmente alegres. Mas, nesse mesmo LP, notam-se já as obsessões eternas: a inveja, a traição e a atracção/repulsa da Pátria.Não há temas nem histórias nem imagens a acrescentar depois desta colecção..."
e conclui,
"...a única coisa que distingue o álbum dos outros é essa suavidade de amor, sem raiva nem cobiça, sem paixão nem fome, que pervade as duas canções acima referidas."
Das duas canções referidas já passou por este Regresso ao Passado a canção "Suzanne", é agora a vez de "Hey That's No Way to Say Goodbye" com a letra por mim transcrita sabe-se lá quando (há muitos, muitos anos) e como (donde retirei a letra?).
Leonard Cohen - Hey That's No Way to Say Goodbye
A letra das canções desse disco vinha na capa interior, segundo confirmei no discogs. Não terá sido daí?
ResponderEliminarA primeira vez que senti necessidade de transcrecer letras de canções de discos foi com Grand Hotel dos Procol Harum.
Ainda nem tinha gira-discos, em 1972, mas um colega de turma tinha o disco e num intervalo de aulas passei essa letra.
Ainda a tenho...
Boa!É uma boa hipótese, sem dúvida.
ResponderEliminar