sexta-feira, 31 de março de 2017

King Crimson – In The Court Of Crimson King

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 60

Os King Crimson foram (são) um grupo de Rock com formação variada e intermitente no tempo. Tiveram o seu início no ano de 1968 e sob a figura tutelar de Robert Fripp constituem-se como um dos grupos mais criativos no género que se convencionou designar por Rock Progressivo. Um género com as raízes na década de 60, com a maior pujança na década seguinte e que poucos cultivaram, evoluíram e mantiveram-se tão bem como estes King Crimson.

Nesta 3ª passagem pelo grupo, o retorno ao seu disco de estreia, o seminal "In The Court Of Crimson King". Editado em Outubro de 1969, foi um dos primeiros discos que comprei e que ainda hoje merece uma audição atenta.
Dizia o meu pai que discos e livros não se emprestam, ou nunca mais se vêm ou já não regressam no mesmo estado. Pois tal aconteceu-me precisamente com este disco (e ainda com o 1º LP dos Emerson, Lake and Palmer), contrariando a recomendação do meu pai abri uma excepção que claro vim a arrepender-me. Consegui recuperá-lo(s) mas vinha(m) num estado lastimoso não tendo conseguido, apesar de todas e limpezas e lavagens, recuperar com uma sonoridade minimamente decente. Acabei por adquiri-lo(s) novamente mais tarde. Possuo assim um exemplar da edição inglesa de 1989 referência EGLP1 de "In Court Of The Crimson King".




"The group's definitive album, and one of the most daring debut albums ever recorded by anybody" assim o considera o sítio allmusic.com e com razão. Um disco histórico que revolucionou a música então praticada. Para audição o tema "Epitaph", uma canção perfeita onde Greg Lake tem a sua melhor prestação vocal e Ian McDonald está particularmente em destaque com o dominante som do Mellotron.




King Crimson - Epitaph

Sem comentários:

Enviar um comentário