quinta-feira, 30 de abril de 2015

The Kinks - Revenge

Uma boa parte do meu gosto musical devo-o a alguns programas de rádio que nos anos 60/70 divulgaram de forma inovadora a melhor música popular de expressão anglo-saxónica.
O melhor de todos foi, sem dúvida, o programa “Em Órbita” no Rádio Clube Português em FM (Frequência Modulada). Ouvia-o religiosamente. Devo ter começado a escutá-lo com regularidade em 1969; ouvia-se das 19h às 21h e depois das 00h à 01h. Inflexível na selecção musical, passava o que de melhor se fazia na música popular anglo-americana e que dificilmente se ouvia noutro qualquer programa de rádio. Em 1967 passou, excepcionalmente, o que provocou polémica, um tema português: "A Lenda de El-Rei D. Sebastião" do Quarteto 1111. A 30 de Maio de 1971 o programa termina, embora provisoriamente.
O jornal “DISCO MÚSICA & MODA” Nº 9 de 1 de Junho, em primeira página sob o título "«Em Órbita» acabou" dizia:
“Uma história de seis anos que acaba ingloriamente. Para os que não são conhecedores das razões porque o «Em Órbita» acaba, talvez o termo inglório pareça apropriado. Para os poucos que as sabem, o fim de um dos melhores programas de rádio feitos desde sempre neste país, parece coerente e verdadeiramente glorioso”.

Foi assim num país onde a música que transformava o mundo era considerada “batuque de pretos”. Em 1974, face ao estado em que se encontrava a música popular a razão de ser do programa deixa de existir e, sabiamente, o “Em Órbita” muda de rumo, passa a divulgar música antiga e barroca. O programa terminaria em definitivo em 2001, mantiveram-se, ainda, os “Concertos Em Órbita” até 2003 quando a Portugal Telecom terminou o seu patrocínio. O indicativo do programa que ficou famoso foi “Assim falava Zaratustra” de Richard Strauss. Mas o primeiro indicativo, que teve início a 1 de Abril de 1965, era um tema instrumental dos The Kinks de nome “Revenge” saído no primeiro álbum do grupo em 1964 e é com ele que ficamos.



The Kinks - Revenge

Sem comentários:

Enviar um comentário