sexta-feira, 24 de abril de 2015

José Almada na revista "mundo da canção"

José Almada - Uma voz e uma 'balada' com personalidade diferente.
 Era o título de um artigo de Tito Lívio na revista "mundo da canção" nº 12 de 15 de Novembro de 1970.
 Foi num concerto em Lousada, em 2009, onde tive a oportunidade de conhecer José Almada, que este assinou a folha deste artigo conforme se pode ver na imagem.


 Era a divulgação do primeiro disco "Mendigos", um EP, de José Almada com as canções "Hóspede", "Vento Suão", Anda Madraço" e "Mendigo". Relativamente a este EP esclarecia-me o próprio José Almada:
"O EP "Mendigos" que vem na capa com este título, foi antes do álbum "Homenagem", foi mesmo o meu primeiro disco a minha estreia absoluta nas lides da canção. É só o titulo do disco que se chama assim porque as canções têm o nome delas á parte e individuais. Chamou-se Mendigos no plural portanto senti o nome do disco mendigos bonito uma vez que no seu conteúdo o tema das 4 músicas anda á volta disso."



Relativamente à capa esclarecia:
 
"A capa não me lembro do autor, tem um pobre assentado no vão de uma escada a comer de um embrulho de lixo, foi concerteza alguém que trabalhava para as produções ZIP-ZIP, se bem que eu queria um pobre antes sentado a uma mesa mas depois concordei e ficou mesmo esta que realmente é também bonita "

Voz esquecida da música popular portuguesa do início dos anos 70 tem no álbum "Homenagem" o seu ponto mais alto.

Sem comentários:

Enviar um comentário