sábado, 11 de abril de 2015

Pedro Osório e o Seu Conjunto - Las Clases de Cha Cha Cha

Já aqui tinha sido evocado, logo no início deste blog, a propósito de “Era um biquini piquinino às bolinhas amarelas”. Recupero-o mais uma vez, recordando assim um dos pioneiros da música moderna em Portugal: Pedro Osório (1939-2012).

Pedro Osório era do Porto e foi lá que deu, ainda nos anos 50, os primeiros passos na música ligeira, tendo na década de 60 gravado vários EP sob a designação Pedro Osório e o seu Conjunto. Mas o melhor mesmo é começar por ler o texto da contra capa do primeiro EP “Namorico da Rita” de 1960: “… Cursou piano particularmente e mais tarde no Conservatório de Música do Porto, onde chegou a tocar em público várias vezes. A sua especial atenção para a música de dança é relativamente recente, quase coincidindo com a formação do Conjunto a que dá o seu nome. A sua primeira aparição em público foi feita com o seu Conjunto, no Verão de 1957 apresentando nessa altura a forma de um trio. Em Março de 1958, passou a contar com a colaboração de mais um elemento. Presentemente o seu Conjunto é composto por 5 figuras na sua maioria jovens estudantes universitários. Na rádio tem actuado na Emissora Nacional e nos Emissores Particulares e tendo feito recentemente a sua aparição na TV Portuguesa conquistou desde logo merecidos aplausos. Além da sua óptima execução como pianista destacamos a sua capacidade para orquestrar. Eis as primeiras gravações deste jovem Conjunto, do qual há muito a esperar, para recreação dos amadores dos Ritmos de Baile”.




Nos anos 60 faria ainda parte dos conjuntos Quinteto Académico e Trio Barroco a merecerem futuras recuperações. É do referido primeiro EP que segue em anexo em ritmo de baile “Las Clases de Cha Cha Cha”.



Pedro Osório e o Seu Conjunto - Las Clases de Cha Cha Cha

Sem comentários:

Enviar um comentário