T-Bone Walker (1910-1975) foi um músico de Blues, activo musicalmente de meados dos anos 30 até aos anos 70 e é considerado “o patriarca da guitarra eléctrica”. Dele disse BB King:
"Ele tem uma forma estranha de segurar a guitarra, mantêm-na afastada em vez de a deixar simplesmente repousar contra o estômago… e dir-se-ia que se limita a arranhar ao longo das cordas com a palheta, nem sei mesmo como é que ele consegue tocar na corda certa… e no entanto, que execução! Fiz tudo para conseguir aquele som, consegui aproximar-me, mas nunca o atingi. T-Bone é o primeiro guitarrista eléctrico de que alguma vez ouvi falar… e é o som mais bonito que alguma vez ouvi em toda a minha vida” em "Os Grandes Criadores de Jazz” de Gérald Arnaud e Jacques Chesnel, Editora Pergaminho, 1991.
Em 1947 grava o seu tema mais conhecido “Call It Stormy Monday (But Tuesday Is Just as Bad)”, ou simplesmente “Stormy Monday”, sendo, de então para cá, objecto das mais variadas versões. No concerto de 2005, no Royal Albert Hall, de regresso do super trio de Rock os Cream (1966-1968) de Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce (falecido no passado dia 25) interpretam “Stormy Monday”, eis:
Ainda do mesmo livro: “De Jeff Beck a Johnny Winter passando por Chuck Berry e Jimi Hendrix, não há um que não o cite como referência absoluta de uma coesão perfeita entre a voz e o som eléctrico.”
T-Bone Walker - Call It Stormy Monday (But Tuesday Is Just as Bad)
Sem comentários:
Enviar um comentário