terça-feira, 21 de outubro de 2014

Daniel Bacelar – Fui Louco por Ti

De encontro a mais um avô do Rock português deparamos com Daniel Bacelar.
Pioneiro no início dos anos 60 de qualquer coisa que ainda não se chamava “Rock Português”, ficou conhecido como o nosso Ricky Nelson. A primeira gravação é precisamente de 1960 num EP a meias com Os Conchas (tal e qual, metade do disco é meu a outra metade é tua). O disco é considerado a primeira gravação comercial (não se considerando outras experiências ainda dos anos 50 como, entre outras, a  já anteriormente referida, do Joaquim Costa, “ o Elvis de Campolide”, em 1959), de rock'n’roll em Portugal. O próprio Daniel Bacelar em resposta a mail meu, em 2008, dizia:

"Eu tinha 17 anos quando, por puro acidente, ganhei um concurso da Rádio Renascença e gravei um E.P. para a VALENTIM DE CARVALHO sendo o lado A com duas canções minhas e o lado B duas canções pelos Conchas que ganharam também como como duo vocal.
Foi o primeiro disco de rock'n’roll em português (se é que se pode chamar rock'n’roll) e uma série de outros se seguiram tendo gravado o último com cerca de 22 anos.”

Teve a amabilidade de, na altura, disponibilizar-me a sua discografia.
“Fui louco por ti” é uma das faixas desse EP e é a memória para hoje. Também nesse mail refere-se a “um clip meu, com cerca de 28 anos, ainda a preto e branco, quando fui convidado a ir ao programa dos SHEIKS na RTP2 "SHEIKS COM COBERTURA".”

Lembram-se do programa? Pois é esse vídeo que podemos agora recordar com Daniel Bacelar a interpretar “Hello Mary-Lou”, sucesso de Ricky Nelson em 1961.



Tinha “estilo” e não ficava atrás do que se fazia lá fora… e já agora desenferrujem as pernas e sigam a assistência.
 
A proposta de audição é “Fui louco por ti” do EP “Caloiros da Canção nº1” com acompanhamento do Conjunto de Jorge Machado.


Daniel Bacelar - Fui louco por ti

Sem comentários:

Enviar um comentário