sábado, 11 de outubro de 2014

Jota Herre - Penina

Que a influência dos The Beatles foi grande em boa parte dos conjuntos portugueses nos idos anos 60  já todos sabemos, que Paul McCartney tinha escrito, em Portugal, uma música, e que a tinha oferecido a um desconhecido conjunto português, já poucos saberão.

Foi há 45 anos, mais precisamente de 7 para 8 de Janeiro de 1969, e reza assim a história pelo próprio Paul McCartney:

“"Fui a Portugal de férias e uma noite, quando regressava ao hotel, já alegrote, resolvi tomar mais uns copos ao bar. Estava um grupo a tocar e eu acabei por ir parar à bateria. O hotel chamava-se Penina e improvisei ali uma canção sobre esse nome. Alguém me perguntou se podia ficar com ela e eu dei-lha. Nunca pensei em gravá-la eu próprio".
 - em “Biografia do IÉ-IÉ” de Luís Pinheiro de Almeida.

O grupo era pouco conhecido, davam pelo nome de Jotta Herre e por lá passaram pelo menos 2 nomes mais tarde com sucesso: Jean Sarbib, de quem já falámos acerca do Quinteto Académico, e, o então jovem, Vitorino.



Os Jotta Herre gravaram “Penina” sem grande êxito, embora o EP tenha sido editado em diversos países. Carlos Mendes também assinaria a sua versão com um pouco mais de notoriedade. Quanto aos The Beatles a música ficaria por um demo (menos de 1 minuto) gravado aquando das sessões de “Let it Be”.

Aqui fica esta curiosidade, pois não estamos a falar propriamente dos atributos da música.


Jotta Herre - Penina

The Beatles - Penina

Sem comentários:

Enviar um comentário