sexta-feira, 17 de outubro de 2014

José Almada – Oh Pastor que choras

No fundo de memórias quase perdidas estava a música de José Almada. Cantor de uma sensibilidade enorme, deixou-nos nos inícios dos anos 70 2 LP de antologia.
José Almada não foi um nome que atingisse grande popularidade e, infelizmente, pouco mencionado quando, de alguma forma, se aborda aquele período musical.
Que injustiça!
(Re)descobri há alguns anos a discografia que ele nos deixou, em particular o álbum “Homenagem” de 1972 gravado para a etiqueta Zip-Zip e fiquei completamente grudado à simplicidade, intensidade, singularidade e pureza das canções por ele compostas. Uau! É do melhor que se possa imaginar. Como é que foi possível tal obra ter ficado completamente desconhecida? Atrevo-me a colocar “Homenagem” junto do melhor de Sérgio Godinho/José Mário Branco.
Do EP “Mendigos” de 1970 a canção “Mendigo” letra e música de José Almada.
 


Após mais de 30 anos de isolamento José Almada voltou ao convívio musical e fui descobri-lo na minha terra natal, Ovar, na praia da minha juventude o Furadouro. De então para cá ficámos amigos, trocamos mensagens e partilhamos amizade nas redes sociais.



“Oh Pastor Que Choras” é uma bela canção, com letra de José Gomes Ferreira (um dos seus poetas preferido) e música de José Almada, e faz parte do referido LP “Homenagem” Com uma voz cheia de beleza e estranheza aqui fica “Oh Pastor que Choras” de 1970:


José Almada - Oh Pastor Que Choras

1 comentário: