domingo, 6 de setembro de 2020

Robert Wyatt - Instant Pussy

 Raridades


Ontem estávamos em 6 de Março de 1967, hoje damos um pulo até 8 de Setembro de 1974. Ontem lembramos os primórdios do prematuramente desaparecido Tim Buckley, hoje os tempos difíceis de Robert Wyatt após ter ficado paraplégico. Os dois nomes importantes da música popular, o primeiro do Folk-Rock norte-americano, o segundo do Rock experimental britânico.

Robert Wyatt elemento fundador dos seminais Soft Machine com quem gravaria os primeiro 4 álbuns entre 1968 e 1971, neste mesmo ano forma os Matching Mole publicando dois álbuns no ano de 1972 e terminam neste mesmo ano. Entretanto tinha já dado início a carreira a solo com o experimental "The End of an Ear" (1970).

1973 é o ano do acidente, embriagado cai de uma janela de um 4º andar, que levaria a ficar paralisado da cintura para baixo. 1974 vê o seu regresso com um álbum, hoje em dia, considerado por muitos como o seu melhor e um dos melhores de sempre da música popular, "Rock Bottom".



E chegamos a 8 de Setembro de 1974 ao Theatre Royal Drury Lane, em Londres, onde se realizou o concerto de Robert Wyatt & Friends, o único, até hoje, por ele realizado. Entre os elementos que o acompanharam neste concerto encontravam-se nomes como Mike Oldfield, Nick Mason, Fred Frith, Julie Tippetts (Julie Driscoll), Hugh Hopper  entre outros, em suma, uma constelação de estrelas.




Pese o estado em que se encontravam as gravações que correspondem às faixas 11 a 14 que levou conforme informação da contra-capa "...the second set is cobbled together from scraps of incomplete monitor mixes etc, and can only be described as a damage limitation exercise" esta edição de 2005 está mais que justificada. Atrevo-me mesmo a escolher "Instant Pussy", a faixa 11, bem reveladora das sonoridades que Robert Wyatt então praticava.
E assim termino, e bem, este primeiro conjunto de canções subordinado ao tema "Raridades".



Robert Wyatt - Instant Pussy

Sem comentários:

Enviar um comentário