DISCO MÚSICA & MODA, nº 5 de 1 de Abril de 1971
A página 2 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" publicava o habitual "TOP 20" com os discos mais vendidos em Portugal, Grã-Bretanha e Estados Unidos. E, em particular na lista de álbuns referentes às vendas nas maiores discotecas de Lisboa e Porto, espante-se com a qualidade dos LP mais vendidos, quase todos a merecerem, ainda hoje, fazer parte de numa boa discoteca. Reparem "Led Zeppelin III" e "Abraxas" respectivamente em 2º e 3º e note-se as novas entradas "Fotheringay", espante-se!, directamente para 4º lugar, logo seguido do triplo de George Harrison, "All Things Must Pass", o álbum ao vivo de Jimi Hendrix, "Band of Gypsys", e ainda o duplo "Woodstock", o disco com escolhas feitas do histórico Festival com o mesmo nome. Já agora de referir ainda o 1º e melhor álbum dos Emerson, Lake and Palmer.
Muito por onde escolher! Moeda ao ar e quis a sorte que opta-se por Jimi Hendrix.
Quatro anos (1967-1970) bastaram para que o epíteto de "Melhor guitarrista Rock" lhe fosse atribuído e ainda hoje lhe assente devidamente. Naquele curto período deixou-nos três álbuns de estúdio e ainda um álbum ao vivo gravado a 1 de Janeiro de 1970 no Fillmore East em Nova Iorque e editado naquele ano.
"Band of Gypsys" é pois um álbum ao vivo, o primeiro sem o seu grupo original The Jimi Hendrix Experience. Igualmente um trio, agora com Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria, o álbum contém elementos de Funk e Hard Rock e por vezes fica a sensação de o grupo estar em jamming ou seja a "curtir" enquanto desenvolvem os temas. Seria o último álbum editado com Jimi Hendrix vivo, pois viria a falecer a 18 de Setembro.
Por cá o álbum provavelmente só apareceu à venda no ano seguinte com esta entrada directa para o 6º lugar dos mais vendidos. Recordo "Power To Love".Jimi Hendrix - Power To Love
Sem comentários:
Enviar um comentário