DISCO MÚSICA & MODA, nº 5 de 1 de Abril de 1971
John Coltrane foi um dos primeiros músicos de Jazz que aprendi a apreciar, não sei como, nem onde, nem quando mas muito provavelmente nos primeiros anos da década de 70, provavelmente ouvindo-o no "Cinco minutos de Jazz" e nalgum disco de algum amigo quando estudante na Universidade de Coimbra e também, isso de certeza, através da leitura de artigos sobre ele. Um deles foi este pequeno texto, que serve de pretexto para o Regresso ao Passado de hoje, e que vinha publicado no nº 5 do jornal quinzenal, cuja leitura devorava de fio a pavio, "DISCO MÚSICA & MODA" sob o título "John Coltrane saxofonista dominante dos anos 60". Estávamos no ano de 1971 e a divulgação da música Jazz era muito escassa no nosso país, era um género musical amaldiçoado pelo regime político vigente e as oportunidades de a ouvir diminutas, felizmente o panorama começou a mudar precisamente em 1971 com a realização em Novembro do 1º Festival Internacional de Jazz de Cascais.
John Coltrane (1926-1967) encontra-se entre os maiores músicos da história do Jazz e tinha o dom de extrair "... do saxofone soprano uma poderosa força encantatória" de acordo com o artigo em causa.
Faleceu em 1967 com somente 40 anos vítima de cancro, valha a quantidade enorme de gravações que nos deixou que permitem ainda a edição de novos álbuns tantos anos passados da sua morte.
Um dos primeiros trabalhos que me lembro de ter ouvido foi o álbum "A Love Supreme", de 1964, com o famoso quarteto de que faziam parte McCoy Tyner, piano, Jimmy Garrison, baixo e Elvin Jones na bateria, aqui John Coltrane toca saxofone-tenor.
Composto de quatro partes fica a primeira "Acknowledgement".
John Coltrane - Acknowledgement
Sem comentários:
Enviar um comentário