terça-feira, 22 de setembro de 2020

Miles Davis - So What

               DISCO MÚSICA & MODA, nº 5 de 1 de Abril de 1971


"Os Elementos Constitutivos do Jazz" é o título de um conjunto de artigos que o jornal "DISCO MÚSICA & MODA" publicou nas suas páginas. Os dois primeiros foram dedicados ao "ritmo" e ao "swing", e já se encontram neste blogue, neste terceiro o tema é "tratamento da matéria sonora" e constava no nº 5 daquele jornal.

Trata-se de um aspecto facilmente reconhecido, pois segundo o artigo "A uma primeira (e breve) audição, qualquer indivíduo, por mais afastado que se encontre das lides musicais, pode verificar que a sonoridade do trompete de Louis Amstrong (ou de Miles Davis) é completamente diversa da sonoridade exigida nas escolas onde se ensina a música «erudita» europeia; e ainda que a de Louis é, por sua vez, bastante diferente da de Miles."





As razões desta forma original de "tratamento da matéria sonora" e desenvolvida de seguida em três pontos; muito melhor do que eu tentar falar deles sugere-se a sua leitura.

A única referência a músicos de Jazz é aquela que acima transcrevi, escolho Miles Davis pela "... sua maneira muito especial de encarar o tratamento da matéria sonora".

Ontem John Coltrane hoje Miles Davis, coincidência ou não, duas figuras incontestadas do melhor Jazz produzido que foram das primeira que aprendi a gostar.

Recuo a 1959, para aquele que muitos consideram o melhor disco de Jazz de sempre, "Kind of Blue". Em "So What", a faixa escolhida, o sexteto de gravação foi o seguinte:

Miles Davis - Trompete
Julian "Cannonball" Adderley – Saxofone Alto
Paul Chambers - Baixo
James Cobb - Bateria
John Coltrane - Saxofone Tenor
Bill Evans - Piano



Miles Davis - So What

Sem comentários:

Enviar um comentário