sábado, 12 de setembro de 2020

Chuck Berry - Tulane

     DISCO MÚSICA & MODA, nº 5 de 1 de Abril de 1971

Chuck Berry (1926-2017) foi um cantor norte-americano e foi um dos pioneiros do Rock'n'Roll. Teve nos anos 50 a sua maior relevância com temas como "Maybellene", "Roll Over Beethoven", "School Day", "Rock and Roll Music" e "Sweet Little Sixteen" que ficaram para sempre como marcas do Rock'n'Roll então nascente. Algumas das suas canções foram objecto de novas interpretações por grupos tão significativas da década de 60 como The Beatles e Rolling Stones.

Pese a sua progressiva diminuição de importância e influência na cena musical, deixando de gravar a partir de 1979, continuou a actuar em público até à sua morte em 2017 e a ser uma referência para muitos músicos de Rock.



"Chuck Berry e a sua influência decisiva nos anos 50" é o título do artigo que ocupava toda a página 3 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" no seu nº 5 de Abril de 1971. Começa por citar Johnny Winter quando este afirmou que "Chuck Berry, era o «Jimmy Hendrix dos anos 50»", considerando logo de seguida que "...a associação de Berry a Hendrix parece um tanto forçada. De facto, é bastante difícil apartar dois artistas tão diferentes", para de seguida referir a influência que teve nos grupos ingleses dos anos 60: "Os Beatles, os Rolling Stones... e os Animals foram três dos agrupamentos que reconheceram a sua fidelidade inicial a Berry." Quanto ao presente (1971) lia-se no artigo: "Actualmente, ninguém pode girar um disco de Chuck Berry, com 15 nos, sem ficar convencido de que a música popular teve aí a sua origem. Mas deve-se também que concordar que ela se aperfeiçoou entretanto."

Aquando da publicação deste artigo, o último disco de Chuck Berry era o álbum "Back Home" donde foi extraído o Single com "Tulane" que, muito provavelmente, nem cheguei a ouvir. Teria que esperar por 1972 com o seu "My Ding-a-Ling", o seu último sucesso.

Ora ouça-se "Tulane", era assim que Chuck Berry soava em 1970.





Chuck Berry - Tulane

Sem comentários:

Enviar um comentário