sábado, 8 de dezembro de 2018

Jacques Brel - Amsterdam

mundo da canção nº 7 de Junho de 1970

Depois das letras de canções portuguesas publicadas no nº 7 da revista "mundo da música" em Junho de 1970, passo para as estrangeiras. Em primeiro para as de língua francesa nesta edição em nº de três. Começo com Jacques Brel.

Mais uma vez Jacques Brel marca presença no "mundo da música", depois dos nº 2 e 3 neste número aí está ele, desta vez com a eterna "Amsterdam".





Com letra e música de Jacques Brel "Amsterdam" nunca teve, ao que consegui apurar, edição em algum álbum de estúdio. Ela surge no LP "Olympia '64" gravado ao vivo no famoso Teatro Olympia de Paris como faixa de abertura.
Ao que constatei Jacques Brel não estava totalmente convencido com esta canção, sendo conjuntamente com "Les Timides" e Les Jardins du Casino" as únicas que não mereceram gravação em estúdio.

Era (é), no entanto, uma das suas composições mais conhecidas e que tinha a adesão total do público quando a interpretava. Ao que parece a escrita de "Amsterdam" teve como fonte de inspiração a conhecida canção tradicional inglesa "Greensleeves". De "Amsterdam" realço a versão de David Bowie ("Bowie Rare" - 1982) e de "Greensleeves" a de Leonard Cohen ("New Skin for the Old Ceremony" - 1974).
Silêncio total, é Jacques Brel, é "Amsterdam".




Jacques Brel - Amsterdam

Sem comentários:

Enviar um comentário