mundo da canção nº 7 de Junho de 1970
Alicerçado no desenvolvimento ocorrido na década de 60 na nossa música popular, os anos que antecederam o 25 de Abril assistiram ao surgimento de alguns cantores e autores que merecem o devido destaque. António Macedo foi um deles.
Foi em 1970 que surgiu o se primeiro disco, um EP que já por aqui lembrei através da canção "Sei de Uma Menina". Não era, no entanto, o tema forte deste seu registo inicial, esse ia direito para "Erguer a Voz e Cantar", popularizado após o 25 de 1974 como "Canta, Amigo, Canta".
António Macedo (1946, 1999), natural do Porto, é um nome praticamente esquecido e mesmo muitos daqueles que se lembram de "Erguer a Voz e Cantar" não associam a canção ao seu autor e intérprete. Há pois que recuperá-lo e procurar manter viva a sua música que à época se inseria na linha do que a Filarmónica Fraude tinha feito no ano anterior.
A revista "mundo da canção", atenta, publica no seu nº 7 de Junho de 1970 a letra de "Erguer a Voz e Cantar", ou, como queiram, "Canta, Amigo, Canta".
António Macedo - Erguer a Voz e Cantar
Sem comentários:
Enviar um comentário