quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Zica - O Cosmonauta Louco

Em 1969 o homem tinha chegado à lua, facto que não passou despercebido à música popular, por exemplo, David Bowie lançava “Space Oddity” com êxito assinalável.
Por cá esta odisseia não passou despercebida. José Cid, talvez influenciado por “Space Oddity”, compôs um tema de nome “O Cosmonauta Louco”. Tinha uma recordação muito vaga deste tema quando “tropecei” num EP de um tal Zica onde a canção “O Cosmonauta Louco” aparecia.

A contra-capa do EP esclarece-nos sobre este Zica:
“Zica não é um nome artístico, mas apenas o nome por que desde sempre trataram aquele que na realidade se chama Helder Luís Fernandes. Deveríamos talvez ter começado por dizer que Zica é um cantor, como é óbvio, pois trata-se de apresentar um nome novo no nosso meio musical. Zica é um excelente músico: toca piano, viola e bateria. O seu tempo livre dedica-o, sobretudo, à música, tocando, fazendo músicas e aproveitando para ver os grandes espectáculos musicais, como é o caso do Festival da Ilha de Wight a que assistiu este ano e onde sentiu reforçada a sua inclinação musical para o estilo que adoptou. Neste seu primeiro disco, compôs de parceria com José Cid as músicas e letras, sendo acompanhado pelo Quarteto 1111.”





Provavelmente foi o primeiro e último EP deste Zica que agora sabemos chamar-se Helder Luís Fernandes.
O EP contém ainda um tema interessante de nome “Viagens Na Minha Terra” e transpira Quarteto 1111 por todos os poros; ou seja, José Cid algures na encruzilhada da inovação, do retrocesso e dos balões de oxigénio, como diria Joaquim Fernandes no prefácio de "O Mundo da Música Pop".

Vamos lá então recordar a música Pop portuguesa em 1970, pela voz de Zica, numa composição de José Cid.




Zica - O Cosmonauta Louco

Sem comentários:

Enviar um comentário