terça-feira, 15 de novembro de 2016

Filarmónica Fraude - Digo-Dai

mundo da canção nº 2

Obra maior na história da música popular portuguesa, "Epopeia" é o único disco de longa duração gravado pela saudosa Filarmónica Fraude. Discografia curta de que fazem parte ainda 2 EP, tudo gravado no ano de 1969.

Em "E Tudo Acabou em 69" pode-se ler:
"Enquanto boa parte da produção nacional procurava imitar a pop importada o mais fielmente possível, a Filarmónica procurava nas nossas raízes as marcas de distinção que reconhecia nos trabalhos que escutando de gente como Bob Dylan, os Byrds, ou até os Jethro Tull.
Essa ambição foi cumprida com Epopeia, o único álbum que a Filarmónica Fraude editou, tendo chegado às lojas no ano de 1969, e sendo assim um dos poucos registos de longa duração da cena pop nacional nessa década."

Uma página do nº 2 da revista "mundo da canção", de Janeiro de 1970, era ocupada com 2 letras do LP "Epopeia" da Filarmónica Fraude. Precisamente "Epopeia" e "Digo-Dai".




"Epopeia" já foi objecto de recordação neste Regresso ao Passado, agora é a vez de "Digo-Dai".
Ainda em "E Tudo Acabou em 69" sobre esta canção:
"Mas eis que em «Digo-Dai» as cores psicadélicas da época surgem em força, num arco-íris de texturas onde a secção de cordas e um teclado eléctrico dividem espaço."

É sempre com saudade que voltamos aos sons de "Epopeia", o primeiro álbum conceptual gravado por um grupo português.



Filarmónica Fraude - Digo-Dai

1 comentário: