sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Quarteto 1111 - Back to the Country

O ano de 1970, é o ano do Quarteto 1111 e do seu líder o José Cid.

Depois da edição do álbum homónimo e do Single "Todo o Mundo e Ninguém", o ano não termina sem um novo Single de nome "Back to the Country".
Pela primeira vez o Quarteto canta em inglês, começa a tentativa de internacionalização ou, como há quem defenda, uma forma de contornar a censura (o próprio TóZé Brito em entrevista ao Expresso em 08/01/2011 afirma: " Em português não conseguíamos gravar. Os nossos discos eram proibidos pela censura uns atrás dos outros. E, às tantas, tivemos que começar a dizer coisas mais fortes em inglês").
Insisto, no entanto, na primeira hipótese considerando a evolução que o Quarteto e José Cid tiveram a partir daí.






"Back to the Country" é já outra faceta do Quarteto 1111, com influências sonoras a fazer lembrar Santana ou ainda Brian Auger, boas referências, portanto. O melhor estava a chegar ao fim e o pior já espreitava uma oportunidade para se instalar, acabar com o Quarteto, substituí-lo por uns duvidosos Green Windows e catapultar José Cid para um futuro menos interessante.

Em termos de vendas "Back to the Country" foi relativamente bem conseguido e em Fevereiro de 1971 ocupava o 11º lugar no Top Nacional de Singles e EP, onde também aparecia "Walk on the Grass" do Paulo de Carvalho e o destaque ia para "Lonely Days " dos Bee Gees. Já nos álbuns, a música era outra, José Afonso ocupava o 1º lugar com "Traz Outro Amigo Também".

Agora, ouçamos "Back to the Country" do Quarteto 1111. Quem não conhecer, com certeza que não o identificaria como uma música do Quarteto, muito menos com José Cid.




Quarteto 1111 - Back to the Country

Sem comentários:

Enviar um comentário