terça-feira, 8 de novembro de 2016

Chinchilas - Barbarela

Um nome a recordar da música Pop-Rock portuguesa dos anos 60: Filipe Mendes.

Desconhecido do grande público, foi (é) considerado, por muitos, o melhor guitarrista de Rock feito em Portugal. Destaque nos anos 60 para o grupo Chinchilas de que ele era líder. Os Chinchilas formaram-se em 1964 e eram originários do Porto, duraram até 1971 e tiveram mais que uma formação.
Participam no “Grande Concurso Ié-Ié” de 1966 ficando em 6º lugar. Posteriormente Filipe Mendes frequenta um curso de guitarra na Chicago School of Music. Entre actuações e gravação de 2 Singles chegam a 1971 onde actuam no Festival de Vilar de Mouros. Entretanto tinham participado no Concurso Barbarela em Palma de Maiorca e gravado o tema “Barbarela”.






Mais recentemente adoptou o nome Phil Mendrix (Filipe Mendes/Jimmy Hendrix) e, para além da sua própria banda, participa como músico convidado em Os Irmãos Catita e Ena Pá 2000 (projectos do ex-candidato à Presidência da República Manuel João Vieira).




Recordemos então “Barbarela” (cuja letra é de esquecer: “Barbarela Road, dibididu dibididá/Waiting for the girls, in Barbarela Road”), mas musicalmente suficientemente interessante, a lembrar os Santana e também The Doors. As influências já eram outras, os tempos do Ié-Ié estavam definitivamente passado.




Chinchilas - Barbarela

Sem comentários:

Enviar um comentário